sábado, 23 de maio de 2009

VEÍCULO SUSTENTÁVEL

TECNOLOGIA: Veículo Ecologicamente Correto
Reportagem: Revista CEMIG Notícias Nº 03 Abril 2009
CEMIG adota Carros Elétricos em sua Frota

A Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG apresentou no dia 25 de março quatro veículos movidos exclusivamente por energia elétrica que serão utilizados em caráter experimental na frota da empresa. O objetivo é avaliar o desempenho operacional dos veículos e seu impacto no sistema de distribuição de energia elétrica. Trata-se de uma parceria com as empresas Itaipu Binacional, Fiat Automóveis e a suíça KWO - Kraftwerke Oberhasli AG, visando à introdução e ao aperfeiçoamento dos veículos elétricos no mercado brasileiro.

Acima, colocamos uma foto da revista Cemig Notícias em que esta repostagem foi publicada.

A Cemig investiu R$ 850 mil correspondentes na aquisição dos carros, treinamento de equipe, e estruturação de postos de abastecimento nas unidades da empresa. Inicialmente, a parceria terá vigência de 20 meses, período em que a Cemig fará a utilização dos veículos em seus trabalhos, a fim de estudar as potencialidades e possibilidades de melhorias.

Para o gerente de Alternativas Energéticas, André Martins Carvalho, "o veículo elétrico, por utilizar energia elétrica renovável, é uma solução ambientalmente sustentável para o trâncito urbano e um ótimo cliente para as distribuidoras de energia elétrica, pela possibilidade de recarga durante a nadrugada (período em que há maior disponibilidade do sistema elétrico", afirma. Para o gerente, com as inovações tecnológicas incorporadas, esses veículos já alcançam autonomia adequada para muitas aplicações.

DIFERENCIAL

Os veículos elétricos são silenciosos e não emitem poluentes. Utilizam energia a custo inferior ao do combustível fóssil tradicionalmente utilizado no transporte veicular. O motor elétrico demanda menos manutenção, é mais econômico e possui maior rendimento em relação ao motor a combustão interna. Enquanto esses motores tradicionais têm rendimento da ordem de 18%, os motores elétricos chegam a 95%. A longo prazo, o projeto do veículo elétrico poderá gerar novos negócios para a Cemig por meio da nacionalização de componentes e de inovações tecnológicas, além de direitos de propriedade intelectual como novas patentes, modelos de utilidade e desenho industrial.

A frota da Cemig vai utilizar veículos montados na plataforma mecânica do Palio Weekend, escolhido pela versatilidade, espaço interno e por sua capacidade de atender às necessidades de transporte na Cemig em pequnos trajetos na área urbana de Belo Horizonte. As suspenções foram recalibradas em função da nova distribuição de massa e da alteração do centro de gravidade do veículo, depois que foram retirados o motor mecânico convencional, o tanque de combustível e o sistema de escapamento. Os sistemas de direção, freio e comandos periféricos foram mantidos.

O conjunto de energia e tração é constituído pela bateria, que pesa 150 Kg e fica localizada no porta-malas e na parte dianteira, e pelo motor de indução trifásico de 15 KW, que pesa 41,5 Kg e é refrigerado a água, sendo acoplado diretamente ao eixo de rodas, o que aumenta ainda mais seu rendimento. O veículo foi homologado pelo Departamento de Trâncito (Denatran).

Para o engenheiro de normalização e tecnologia Virgílio Almeida Medeiros, além de ser favorável ao meio ambiente, o baixo ruído apresentado pelo carro confere maior concentração no trânsito e melhora a dirigibilidade. "O silêncio proporcionado pelo carro pode transformar o trânsito das grandes cidades", pondera.

A engenharia Ana Paula Santos Lelis, responsável pela gerência de gestão tecnológica da Cemig, e uma das pessoas que fizeram o test drive, afirma que a experiência foi diferente, mas rapidamente adaptável. "No começo é estranho o silêncio do carro e fato de não ter que usar o câmbio, mas em poucos minutos acostuma-se como o novo modo de dirigir", afirma.

Um sistema eletrônico monitora todo o funcionamento do veículo e permite a utilização de parâmetros para otimização do desempenho e economia de energia, no uso tanto em locais planos quanto acidentados. Esse sistema permite controlar 15 alarmes de configuração, 15 entradas e 8 saídas lógicas e 168 parâmetros ajustáveis e visualizar 31 diferentes medições no painel.

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO DE 220V, ACOPLADO DIRETAMENTE AO EIXO DE RODAS.

RECARGA
A bateria do tipo Zebra (sigla em inglês para Zero Emission Nattery Research Activity) é controlada por micropocessadores e reciclável, pode ser recarregada mais 1,5 mil vezes e funciona a base de cloreto de sódio e sal de níquel, materiais abundantes na natureza e não poluentes. Não vicia e é capaz de armazenar 20 KWh.

BATERIA É RECARREGADA EM CERCA DE
OITO HORAS, PROPICIANDO AUTONOMIA DE 120 km.

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