TECNOLOGIA: Veículo Ecologicamente Correto
Reportagem: Revista CEMIG Notícias Nº 03 Abril 2009
CEMIG adota Carros Elétricos em sua Frota
Reportagem: Revista CEMIG Notícias Nº 03 Abril 2009
CEMIG adota Carros Elétricos em sua Frota
A Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG apresentou no dia 25 de março quatro veículos movidos exclusivamente por energia elétrica que serão utilizados em caráter experimental na frota da empresa. O objetivo é avaliar o desempenho operacional dos veículos e seu impacto no sistema de distribuição de energia elétrica. Trata-se de uma parceria com as empresas Itaipu Binacional, Fiat Automóveis e a suíça KWO - Kraftwerke Oberhasli AG, visando à introdução e ao aperfeiçoamento dos veículos elétricos no mercado brasileiro.
A Cemig investiu R$ 850 mil correspondentes na aquisição dos carros, treinamento de equipe, e estruturação de postos de abastecimento nas unidades da empresa. Inicialmente, a parceria terá vigência de 20 meses, período em que a Cemig fará a utilização dos veículos em seus trabalhos, a fim de estudar as potencialidades e possibilidades de melhorias.
Para o gerente de Alternativas Energéticas, André Martins Carvalho, "o veículo elétrico, por utilizar energia elétrica renovável, é uma solução ambientalmente sustentável para o trâncito urbano e um ótimo cliente para as distribuidoras de energia elétrica, pela possibilidade de recarga durante a nadrugada (período em que há maior disponibilidade do sistema elétrico", afirma. Para o gerente, com as inovações tecnológicas incorporadas, esses veículos já alcançam autonomia adequada para muitas aplicações.
DIFERENCIAL
Os veículos elétricos são silenciosos e não emitem poluentes. Utilizam energia a custo inferior ao do combustível fóssil tradicionalmente utilizado no transporte veicular. O motor elétrico demanda menos manutenção, é mais econômico e possui maior rendimento em relação ao motor a combustão interna. Enquanto esses motores tradicionais têm rendimento da ordem de 18%, os motores elétricos chegam a 95%. A longo prazo, o projeto do veículo elétrico poderá gerar novos negócios para a Cemig por meio da nacionalização de componentes e de inovações tecnológicas, além de direitos de propriedade intelectual como novas patentes, modelos de utilidade e desenho industrial.
O conjunto de energia e tração é constituído pela bateria, que pesa 150 Kg e fica localizada no porta-malas e na parte dianteira, e pelo motor de indução trifásico de 15 KW, que pesa 41,5 Kg e é refrigerado a água, sendo acoplado diretamente ao eixo de rodas, o que aumenta ainda mais seu rendimento. O veículo foi homologado pelo Departamento de Trâncito (Denatran).
Para o engenheiro de normalização e tecnologia Virgílio Almeida Medeiros, além de ser favorável ao meio ambiente, o baixo ruído apresentado pelo carro confere maior concentração no trânsito e melhora a dirigibilidade. "O silêncio proporcionado pelo carro pode transformar o trânsito das grandes cidades", pondera.
A engenharia Ana Paula Santos Lelis, responsável pela gerência de gestão tecnológica da Cemig, e uma das pessoas que fizeram o test drive, afirma que a experiência foi diferente, mas rapidamente adaptável. "No começo é estranho o silêncio do carro e fato de não ter que usar o câmbio, mas em poucos minutos acostuma-se como o novo modo de dirigir", afirma.Um sistema eletrônico monitora todo o funcionamento do veículo e permite a utilização de parâmetros para otimização do desempenho e economia de energia, no uso tanto em locais planos quanto acidentados. Esse sistema permite controlar 15 alarmes de configuração, 15 entradas e 8 saídas lógicas e 168 parâmetros ajustáveis e visualizar 31 diferentes medições no painel.
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO DE 220V, ACOPLADO DIRETAMENTE AO EIXO DE RODAS.
RECARGA
A bateria do tipo Zebra (sigla em inglês para Zero Emission Nattery Research Activity) é controlada por micropocessadores e reciclável, pode ser recarregada mais 1,5 mil vezes e funciona a base de cloreto de sódio e sal de níquel, materiais abundantes na natureza e não poluentes. Não vicia e é capaz de armazenar 20 KWh.
A bateria do tipo Zebra (sigla em inglês para Zero Emission Nattery Research Activity) é controlada por micropocessadores e reciclável, pode ser recarregada mais 1,5 mil vezes e funciona a base de cloreto de sódio e sal de níquel, materiais abundantes na natureza e não poluentes. Não vicia e é capaz de armazenar 20 KWh.
BATERIA É RECARREGADA EM CERCA DE
OITO HORAS, PROPICIANDO AUTONOMIA DE 120 km.