quinta-feira, 19 de março de 2009

Carros Alternativos: biodiesel, etanol, híbridos, gás natural e hidrogênio.

Com todo o barulho sobre os carros híbridos nos EUA, o biodiesel e etanol no Brasil e a redução das emissões no mundo, muitos de nós tentamos fazer a coisa certa: Comprar um carro que não aumente nossa dependência pelo petróleo, solte menos CO2 no ar, ajude o meio ambiente e principalmente, que seja barato e nos ajude a economizar. As escolhas estão melhorando, mas ainda é um mercado limitado. Vejamos as opções:
Híbridos
A recente moda dos norte-americanos sobre os automóveis híbridos mostra que as forças de mercado estão se unindo ao ambientalismo. Ter um carro que faz 21 km por litro é bom para economizar e ajuda a consumir menos petróleo.

Híbridos trabalham capturando a energia criada quando os freios do carro são ativados. Aquela energia é armazenada em baterias e usada sempre que possível, no lugar do combustível.

Prós
Rendimento: A Agência de proteção ao meio ambiente dos EUA (EPA) calcula para o Prius da Toyota (modelo popular nos EUA, veja foto ao lado) faz na cidade 25,5 km por litro e 21,5 km por litro na estrada.


Eles são silenciosos, muito silenciosos e oferecem um passeio suave.
Eles andam com gasolina; que é possível encontrar em qualquer lugar.

Contras
Baterias: Há muita especulação sobre a durabilidade das baterias nos carros híbridos, mas o comprador do primeiro Prius da Toyota nos EUA (motorista de táxi) andou quase 290.000 quilômetros sem precisar trocar a bateria, isso é um bom sinal.

Escolha de veículo: Até recentemente nos EUA, só era possível encontrar carros pequenos usando tecnologia híbrida. Os fabricantes reconheceram a popularidade dos híbridos e começaram a fazer utilitários esporte (carros maiores, chamados de SUV pelos norte-americanos) com a tecnologia.



Veículos que precisam de bastante potência (como caminhonetes, caminhões e os utilitários esporte) melhoram o rendimento com tecnologia híbrida.
Mas a melhora não é grande coisa, e normalmente o preço desses veículos pesados é muito maior com essa tecnologia. Pare se ter uma idéia, um modelo mais robusto bastante popular na América do Norte, o Escape da Ford (foto ao lado), tem um rendimento na cidade de 9 e na estrada de 12 quilômetros por litro, uma média de 11 km por litro. O mesmo carro sem a tecnologia híbrida faz 5 por litro na cidade e 11 na estrada, uma média de 7 km por litro..



Preço: A diferença de consumo é grande, mas os custos dessa tecnologia, nos carros que exigem mais, é muito grande. Para este modelo da Ford, a diferença de preço do híbrido é de 8,000 dólares.

BioDiesel
Ultimamente existe certa confusão sobre o que é biodiesel, mas é o seguinte: Biodiesel não é óleo vegetal, somente depois que retirar a glicerina do óleo vegetal é que temos biodiesel.

Hoje no Brasil, embora seja muito difícil de encontrar, temos biodiesel sendo vendido nos postos, vendido na forma de B2, 2% de biodiesel e 98% de diesel.

A coisa mais importante que você precisa saber sobre biodiesel é que qualquer motor diesel hoje pode usar biodiesel. É possível alternar entre biodiesel e diesel a qualquer momento, exatamente como acontece com os carros flex, gasolina e álcool.

Existem também pessoas que modificam os motores dieseis para rodar com óleo vegetal direto. Esses vão atrás de restaurantes e pegam toda a gordura das frituras, também compram óleo de cozinha para abastecer suas máquinas, ou com simples extração mecânica de sementes oleaginosas conseguem seu combustível.

Óleo vegetal e biodiesel são animais diferentes na mesma família. Biodiesel causa muito menos incômodo que o óleo vegetal.