quinta-feira, 16 de abril de 2009

Motores bi combustíveis

Historia:
A origem dos motores bi-combustíveis é de natureza militar. Na Alemanha nazista, as famosas bombas voadoras utilizavam álcool obtido através da destilação da batata, devido ao bloqueio sofrido pelo país durante a Segunda Guerra mundial.

O que é motor “Flex”?
Veículo flex ou veículo de combustível duplo está equipado com um motor de combustão interna a quatro tempos (Ciclo Otto) que tem a capacidade de ser reabastecido e funcionar com mais de um tipo de combustível, misturados no mesmo tanque e queimados na câmara de combustão simultaneamente. O veículo de combustível flexível mais comum disponível no mercado mundial utiliza etanol como segundo combustível. Um sensor detecta a mistura do combustível e ajusta a injeção de acordo com a mistura. Assim pode-se usar tanto álcool quanto gasolina, ou uma mistura dos dois em qualquer proporção. No caso do Brasil, o ajuste da injeção e feito com software automotivo desenvolvido por engenheiros brasileiros.
Na atualidade, comercialmente somente são fabricados automóveis e veículos comerciais leves para operar com o motor flex de etanol. Também desenvolvidos nos Estados Unidos veículos flex que funcionam com metanol como segundo combustível, conhecidos como M85, e utilizados em programas demonstrativos em vários países, principalmente na Califórnia. Em 2008 já circulam no mundo perto de 13 milhões de veículos flex usando etanol como combustível, principalmente nos Estados Unidos (6,8 milhões),o Brasil (6 milhões)e na Europa, liderada por Suécia (116 mil). Devido à ampla aceitação dos veículos flexíveis que utilizam etanol como combustível, o uso comum do termo veículo flex virou sinônimo de veículo flexível que usa etanol como combustível. Na Europa são conhecidos como "flexifuel" e nos Estados Unidos como "flex-fuel", "FFVs"ou veículos E85, já que pelo clima frio a mistura máxima é de 15% de gasolina e 85% de álcool.


Qual a aplicação no nosso projeto?
Atual mente foi lançada uma moto com motor bi combustível, e com isso um motor com a possibilidade de escolha do combustível, de pequeno porte, com injeção eletrônica, levando em conta consumo, o preço do combustível e por ser menos poluente, é algo a ser levado em consideração.

Como saber qual combustível usar?
Há algum tempo foi criada uma formula pra saber se é mais viável andar com gasolina ou com o etanol.
Preço do álcool= Pa
Preço da Gasolina= Pg
Dividindo “Pa”por“Pg”, e multiplicando por 100
Pa *100
Pg

Se o resultado for: menor que 70 deve ser utilizado o álcool.
Se o resultado for: maior que 70 deve ser utilizado a gasolina.

terça-feira, 14 de abril de 2009

EMPUXO DINÂMICO EM UM AEROFÓLIO

Ei pessoas,...para quem gosta de Velocidade e Carros Velosos,..abaixo segue postagem sobre o funcionamento do Aerofólio de um Carro de Fórmula 1, ainda dentro do assunto das APLICAÇÕES DO EFEITO BERNOULLI. Leiam,...o professor comentou em sala de aula sobre isso:
"Nos carros de corrida, o AEROFÓLIO funciona como uma ASA DE AVIÃO INVERTIDA". Devido à essa característica a ocorre uma força resultante que age para baixo, forçando o carro contra o solo, o que aumenta a aderência e permite ao carro executar curvas com velocidades maiores.