segunda-feira, 4 de maio de 2009

Um projeto antigo, mas ausente nos dias de hoje

Tendo em vista a realização de um automóvel de baixo custo e com alto índice de economia, podemos reviver a realização de um projeto feito na Itália no pós-guerra com os mesmos objetivos que transformou a Romi-Isetta em um mito.
Em 9 de abril de 1953 a empresa italiana Iso Automotoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais, apresentou no salão de Turim um projeto iniciado em 1952 denominado Isetta, que consistia em um automóvel de baixo custo, voltado para a realidade da economia do pós-guerra italiano. Projetado pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi, possuia características peculiares, como porta frontal para facilitar o acesso ao interior do veículo, pequenas dimensões, boa dirigibilidade e performance suficiente para a época (máxima de 80km/h) com um consumo de até 25km com apenas um litro de gasolina.
No Brasil, com o contrato já assinado, o comendador Emílio Romi, apostando que o futuro seria dos automóveis compactos, ágeis e econômicos, publicou no jornal Diário de São Paulo em 28 de agosto de 1955 que as indústrias Romi iriam iniciar a produção do Romi-Isetta. Lançado em 5 de setembro de 1956, este pequeno carro consistiu no primeiro automóvel de fato fabricado em território brasileiro.
Ao todo, no período de 1956 até 1961, foram fabricadas cerca de três mil unidades no Brasil, muitas das quais ainda hoje permanecem em perfeito funcionamento nas mãos de colecionadores.



Motor e transmissão

BMW, ciclo de quatro tempos, resfriado por turbo ventilador,
um cilindro com 72mm de diâmetro e 73mm de curso,
volume de 298cm³ (300cc), taxa de compressão de 7:1,
potência de 13HP a 5200rpm.

Dimensões e pesos
Comprimento, 2,285m;
largura, 1,38m;
altura, sem carga, 1,34m; altura livre do solo, 20,7cm.

Peso, em condições de marcha, aproximadamente 350kg;
carga útil, 230kg.
O tanque de combustível tem capacidade para aproximadamente 13 litros, incluindo cerca de 3 litros para reserva. A caixa de câmbio tem capacidade para 1,75 litros.

Desempenho
Velocidade máxima estimada, 85km/h.
Consumo de combustível, média de 25km/l.

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